terça-feira, 4 de maio de 2010

Cultura Indígena

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho como o machado, arcos, flechas, arpões e etc, são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Muitas pessoas descriminam os indios por viverem de modo diferente do que vivemos, pelo motivo deles não darem bola para que roupa estão usando ou para se o brinquedo do outro é mais bonito que o seu. A sociedade deveria respeitar mais os povos indígenas, pois eles são os que menos destroem na natureza , nós que vivemos na cidade, desmatamos e desmatamos cada vez mais as nossas florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário