terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cultura Brasileira


A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que possui etnias diferentes que formam o povo brasileiro. Não existe uma única cultura brasileira , e sim uma diversificação de diferentes culturas que formam, juntas, a cultura do Brasil. O Brasil indiferente de possuir várias etnias, possui a mesma língua em todo o país, o português, e quase todos são cristãos, com o predomínio católico. Por ser um país imenso, o fato desta igualdade linguística e religiosa é raro.
Embora sua colonização ser portuguesa, algumas das outras etnias deixaram, e ainda deixam muitas influências no país como os povos indígenos, africanos, italianos e alemães. Os indígenas e os africanos deixaram influências como, a música, a culinária, o folclore, o artesanato e festas populares do Brasil. No sul do país os imigrantes italianos e alemães são facilmente identificados, em função da culinária, músicas, hábitos e aparência física.
A culinária brasileira tradicional consiste no arroz, feijão e carne, e o prato mais conhecido e mais pedido internacionalmente é a feijoada. Os hábitos de alimentação variam conforme a região, o nordeste tem em destaque o aracajé, vetapá e o molho de pimenta. O norte do Brasil, que possui influências indígenas tem como destaque a mandioca e os peixes de água doce. No sudeste há o típico feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a tradicional pizza em São Paulo. Por fim a região do sul do país com a influência italiana, que tem em destaque a polenta. No Rio Grande do Sul tem o típico churrasco, conhecido por todo o pais, mas tradicional do sul.
A literatura brasileira foi marcado por José de Alencar, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Paulo Coelho, Ignácio de Loyolla Brandão, Rubem Fonseca, Luís Fernando Veríssimo entre outros grandes escritores.
O Brasil possui a grande diversidade de estilos musicais, tanto das tradicionais do país como as que são aderidas dos países de fora. A partir desta diversidade de estilos musicais, são criadas também alguns estilos para si próprios no seu dia-a-dia, saindo nas ruas do Brasil, você encontra diversos grupos diferentes como punks, góticos, hippies, entre outros, mas todos com uma personalidade extravagante e exêntrica.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cultura Indiana


A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história. A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas). Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cultura Gaucha


Conhecer a cultura gaúcha, através dos hábitos e costumes do gaúcho, onde a lida campeira retrata bem o modo de ser caracterizado pela sua indumentária, seu hábito de tomar chimarrão, a sua gastronomia muito rica, como o churrasco, o carreteiro, o gosto pelos cavalos, o gado, a terra, do seu chão riograndense. Visitar o Rio Grande do Sul, conhecer suas regiões, participar de um baile gaúcho, ir a um festival de músicas nativistas, assistir a um rodeio, o tiro de laço, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore. Grandes artistas, músicos, pajadores, declamadores, cantores, poetas, gaiteiros, escritores manifestam seu apego pelo Rio Grande através da arte, que conservam acesa a chama crioula que fortalece e mantém a essência do nativismo, da identidade do gaúcho, através da cultura gaúcha. Com a arte e cultura, o Rio Grande do Sul, atravessou fronteiras levando a bandeira do Rio Grande nos demais estados do Brasil, assim como no estrangeiro, pois o encontro dos gaúchos junto aos ctgs, fez com que a preservação da identidade e dos hábitos , costumes, e o encontro de gaúchos, de conterrâneos possa ser realizada sempre em um ctg, em um centro de tradições gaúcha. Ouvir uma música campeira, participar de um baile gaúcho, comer um churrasco, e unir as pessoas dentro de um conceito de tradição e cultura, dentro de um ctg, em um outro estado, e em terras distintas, levando consigo a história, geografia, a arte e cultura do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cultura Indígena

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho como o machado, arcos, flechas, arpões e etc, são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Muitas pessoas descriminam os indios por viverem de modo diferente do que vivemos, pelo motivo deles não darem bola para que roupa estão usando ou para se o brinquedo do outro é mais bonito que o seu. A sociedade deveria respeitar mais os povos indígenas, pois eles são os que menos destroem na natureza , nós que vivemos na cidade, desmatamos e desmatamos cada vez mais as nossas florestas.