quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estilo de vida

Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia-a-dia.
Sua determinação entretanto não foge às regras da formação e diferenciação das culturas, a adaptação ao meio ambiente e aos outros homens. Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em consequência, se comportam e fazem escolhas. Mas isso é só uma parte do que define um estilo de vida.
Como se vê há inclusive revistas populares, colunas em jornais anunciando padrões específicos de conduta, alimentação, roupas, espaços de esporte lazer etc.
Poder-se dizer que denomina alguns aspectos da vida social relacionadas ao comportamento de grupos específicos como por exemplo: as classes sociais (seja concebida numa perspectiva da teoria marxista ou simplesmente como segmentos das estratificação sócio econômica); os novos ricos; os aristocratas (e burgueses); o american way of life e o comportamento das tribos urbanas punks, góticos, hippies, entre outros grupos, com a normalidade das personalidades excêntricas e extravagantes.